CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

23.1.13


A palavra atendimento é derivada do verbo “atender” , e atender é um verbo transitivo indireto que representa a ideia de dar ouvido ou escutar o que alguém deseja/precisa e consequentemente lhe retornar com positividade. No ramo empresarial isto precisa acontecer de maneira muito dinâmica, isto é, com prontidão e excelência.

Gustavo Maia (@GostavoMaia1)

O cliente é alvo de toda aspiração, e em se tratando de cliente, todos eles, até nós mesmos quando ocupamos este lugar na grande “teia” queremos ser prioridade.  “ O cliente sempre tem razão!”, quem ainda não ouviu esse clichê? Pois é, na prática tudo deve atender essa prerrogativa, caso contrário, este mesmo cliente, está insatisfeito com o que tem recebido, procurará outro mercado.

A grande realidade é que há muito bom atendimento no mercado, e para sermos exceção em excelência, precisamos de um aditivo. Como? Simples: entender a cabeça do cliente. Difícil ainda? Não, não é. Uma das primeiras obrigações de um bom atendente é conhecer os ânimos de seu cliente, conhecer a cabeça dele, é simplesmente saber o que ele não gosta isso mesmo, o que ele não gosta. Se conseguir essa proeza você fará o que é certo, primordial, faça o que é certo antes do cliente dizer o que precisa isto se chama pró-atividade.


Por isto devemos levar em consideração as experiências, ou melhor, as más experiências obtidas com o que seu cliente não gosta, para pensar antes dele, se antecipar aos acontecimentos. Não precisamos esperar o “leite derramar”, pois uma vez ao chão não pode retornar ao copo.

Cliente embora desorganizado preza demais por organização. Cliente gosta de ser considerada preferência, inclusive nós quando estamos clientes de alguém. Cliente quer todas as respostas de uma só vez, e embora você não disponha de todas, é sua missão ter a maioria para surpreendê-lo. Cliente detesta ouvir “vou verificar e retorno”, portanto, tenha o retorno com prontidão, e se não tiver, não enrole, diga que não tem, mas que providenciará com a maior urgência. Cliente adora praticidade, não gere mais trabalho para ele, facilite a vida dele, mesmo que para isto a sua vida deixe de ser “fácil”. Não minta para o cliente, isto poderá ser a sua própria forca. Seja parceiro do seu cliente e você terá um parceiro do outro lado. Atendimento é relacionamento com o cliente, e se relacionar mal é pior coisa no trabalho, aliás, na vida.

Seja otimista, mas também seja realista. Fale com confiança, o cliente precisa se despreocupar e deixar o produto dele nas suas mãos. Use o tom de voz na medida certa. Falar baixo demais não é sinônimo de respeito, nem de humildade, no mundo dos negócios isso pode gerar insegurança. Tenha respostas, mesmo que seja um NÃO. Seja alegre, cliente não gosta de pessoas mal humoradas. Não seja passivo, lance-se as inovações, transforme-se. Não seja medroso, vá além das expectativas.

Não mostre o que te pediram, entregue mais, mas estabeleça limites. Todos os exageros causam desconforto.  Não sei deixe desanimar pelos desafios, aprenda a crescer através deles. Não se conforme com as facilidades, não são elas que geram as melhores pessoas, nem os melhores projetos. Construa história, deixe seu legado onde estiver, o futuro é incerto.

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