CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

16.1.13


É de conhecimento de muitos que no Brasil temos alguns modelos de empresa como a famosa LTDA ou simplesmente Limitada, a Sociedade Anônima também conhecida como S/A e algumas outras. Venho apresentar um modelo recente, mas pouco estudado de empresas.

Por Gustavo Maia (@GusavoMaia1)

A EIRELI nada mais é que Empresa Individual de Responsabilidade Limitada é aquela que é constituída por apenas uma pessoa que detém os 100% do capital social da empresa. O capital social dessa empresa deve ser de no mínimo 100 salários mínimos e é necessário que seja totalmente integralizado no momento da abertura da empresa. As pessoas físicas poderão figurar em apenas uma empresa dessa modalidade, ou seja, você pode até fazer parte de outras empresas de modalidades diferentes, mas EIRELI apenas em um.

A razão social ou simplesmente o “nome completo” da pessoa jurídica obrigatoriamente irá incluir o nome EIRELI, assim como no MEI – Micro Empreendedor Individual consta o CPF da pessoa ao final do próprio nome. Um exemplo é “ CALANGOTANGO  COMUNICAÇÃO INTEGRADA EIRELI” assim seria uma razão social de uma empresa nessa modalidade.

As empresas constituídas em outras modalidades como citei acima como Limitada ou Sociedade Anônima poderão se transformar em EIRELI caso a totalidade do capital social se concentre em um único sócio. As demais regras da EIRELI seguirão, no que couber, as regras previstas para a Sociedade Limitada.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo