CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

18.9.12


Apresentado no festival É Tudo Verdade, em abril, o documentário “Tropicália” estreia agora no circuito comercial com 10 salas em São Paulo e mais 25 em cinemas espalhados pelo Brasil. É o mais completo filme sobre um dos movimentos culturais brasileiros mais importantes do fim do século 20.

Diário de São Paulo



A Tropicália durou pouco mais de um ano, entre 1967 e 1968, e foi contemporânea das revoluções culturais e políticas que tiveram epicentros também em São Francisco, Nova York, Paris e Praga.

Rico em detalhes, o “Tropicália”, de Renato Terra e Ricardo Calil, consegue cumprir a árdua tarefa de combinar entretenimento com didatismo e as delícias de ter em suas mãos cenas inéditas e trechos raros, como uma gravação de uma participação de Caetano e Gil em Portugal a caminho do exílio em Londres, onde viveram de 1969 a 1973. “Nós já não estamos no Brasil e não há mais o Tropicalismo como movimento”, dizia Caetano no vídeo.

Em 82 minutos, enquanto Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Rita Lee, Gal Costa, Sergio Dias, Arnaldo Baptista, Rogério Duprat (1932-2006), entre outros, abordam os bastidores culturais que antecederam a Tropicália, Tom Zé alinhava tudo, em uma palestra lúcida e divertida.

Com a ajuda do roteirista Di Moretti, Machado intercalou às entrevistas sequências com imagens históricas, a trilha de canções-símbolo como “Domingo do Parque” (de Gil), “Alfomega” e “Tropicália” (de Caetano), “Bat Macumba” (de Gil e Caetano) e as belas vinhetas multicoloridas de Gabriel Bittar.

Mesmo se não alcançar o sucesso de seu antecessor histórico, “Uma Noite em 1967” (2010), com 70 mil ingressos vendidos, já é uma alegria prever que ganhará lugar cativo nas bibliotecas.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo