CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

23.9.12


Acesso à rede cresceu 14,7% em dois anos; região Centro-Oeste registrou maior crescimento proporcional

Carla Falcão - iG Rio de Janeiro

O Brasil já tem 77,7 milhões de pessoas conectadas à Internet. Entre 2009 e 2011, o número de usuários de internet cresceu 14,7%, o que representa um acréscimo de 9,9 milhões de pessoas. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2011 (Pnad, divulgada nesta sexta-feira (21) pelo IBGE.

Em três regiões do País, o número de usuários já ultrapassou a metade da população. No Sudeste, 54,2% da população acessam a internet. No Centro-Oeste, esse número chega a 53% e, no Sul, a 50,1% dos habitantes

O Centro-Oeste foi ainda o destaque positivo da pesquisa, com maior crescimento proporcional, de 17,2%, ou 1 milhão de pessoas. Já no Norte e no Nordeste, apenas pouco mais de um terço da população tem acesso à internet (35,4% no Norte e 34% no Nordeste). A despeito do crescimento expressivo, apenas 46,5% da população brasileira acessam a internet.


Entre 2009 e 2011, todos os grupos etários registraram aumento na proporção de usuários da internet, mas foram os adultos entre 30 e 39 anos que registraram maior avanço, de 9,3 pontos percentuais, seguido daqueles de 25 a 29 anos (6,7 pontos percentuais) e dos de 40 a 49 anos (6,4 pontos percentuais).

As menores variações ocorreram nos grupos de 15 a 17 anos (3,1 pontos percentuais) e 18 ou 19 anos (3,2 pontos percentuais). Esses dos grupos já apresentavam, em 2009, a maior proporção de pessoas que acessavam a internet e mantiveram-se assim em 2011. Entre as pessoas de 15 a 17 anos, 74,1% da população utilizam a internet. Já no grupo de 18 ou 19 anos, 71,8% usam a web.

A estudante Thamyres Fernandes, 15 anos, retrata bem o grupo que mais utiliza a internet no País. Thamyres passa pelo menos três horas do dia conectada à web e conta que esse tempo só não é maior por imposição da mãe. Além das pesquisas escolares e das conversas com amigos em redes sociais, Thamyres também utiliza a internet para buscar livros e artigos. “Leio bastante pela internet. O último livro que li foi Senhora, de José de Alencar”, afirma.

Com exceção dos grupos etários acima de 40 anos de idade, todos os demais apresentaram percentuais de usuários acima de 50%. O resultado mostrou ainda, que, apesar do avanço, entre as pessoas de 50 anos ou mais de idade apenas 18,4% utilizaram a internet no período pesquisado.


A técnica em enfermagem Carmen Elias, de 59 anos, faz parte do grupo de pessoas com mais de 50 anos que utilizam a internet. Ela conta tinha grande resistência à ideia de aprender a utilizar o computador e a navegar pela web até começar a cursar a faculdade de Administração Hospitalar há alguns anos.

“Na faculdade, havia uma disciplina de informática. A partir daí, comecei a me interessar e a aprender sozinha tudo que era preciso para usar um computador e acessar a internet”, diz. Hoje, Carmen utiliza a web não apenas para trabalhar, mas também para acessar redes sociais.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo