CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

4.6.12


O sonho de se tornar jogador de futebol ou modelo alimenta uma indústria de tráfico de pessoas que faz dos adolescentes brasileiros as vítimas principais.

Cassio Bruno e Carolina Benevides, O Globo

A Polícia Federal já investiga 120 casos, abertos entre 2010 e 2011, que também incluem o aliciamento para prostituição, venda de órgãos, adoção ilegal e trabalho escravo, segundo a chefe da Unidade de Repressão ao Tráfico de Pessoas da PF, Vanessa Gonçalves Leite de Souza.

As rotas incluem os estados do Norte e do Nordeste com destino ao Sudeste e países da Europa e do Oriente Médio. Duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) abertas na Câmara e no Senado investigam o tema. 

— Nos últimos anos, a Polícia Federal instaurou inquéritos em praticamente todos os estados.

Há inúmeras rotas internas e para o exterior. Temos rotas internacionais com origem em Goiás, São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia, tendo como destino diversas cidades na Itália, na Suíça, em Portugal e na Espanha. Já os estados do Norte têm como destino a região de garimpo na Guiana e no Suriname — afirma Vanessa Souza.

Os aliciadores dos adolescentes que pretendem seguir carreira como jogadores de futebol, por exemplo, agem com a promessa de conseguir, em categorias de base, grandes contratos. A Secretaria Nacional de Justiça já foi notificada sobre o problema pelos consulados do Brasil até em países como Irã e Azerbaijão.



0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo