CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

22.5.12


Preocupante, sério e dramático são alguns dos adjetivos usados por especialistas para descrever a atual situação do desemprego juvenil no mundo. E os números divulgados ontem pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) comprovam o cenário sombrio para os jovens e dão um recado ainda mais desolador: não há perspectiva de melhora nos próximos anos.

Lucianne Carneiro, O Globo

A taxa de desemprego dos trabalhadores entre 15 e 24 anos foi de 12,6% no mundo em 2011 e deve ficar em 12,7% este ano, segundo a OIT. O desempenho é muito próximo dos 12,6% registrados em 2009, no ponto mais alto da crise econômica. A entidade prevê que a taxa se mantenha neste nível pelo menos até 2016.

O quadro é mais grave quando se trata das economias desenvolvidas e da União Europeia. Hoje em 18%, esse desemprego deve ter apenas leve recuo até 2016, para 16%. Para a OIT, são “níveis dramáticos”. Em 2000, a taxa mundial era 12,7%, mas a dos países desenvolvidos e da Europa era muito inferior ao nível atual, de 13,5%.

Dados da Eurostat — agência oficial de estatística da União Europeia (UE) — que se referem às realidades nacionais são ainda mais elevados. Na Grécia e na Espanha, mais da metade dos jovens não trabalham, com taxas de 51,2% em janeiro e 51,1% em março, respectivamente.

Na América Latina, as taxas são menores, mas ainda assim elevadas. O relatório da OIT revela que o desemprego na região foi de 14,3% em 2011 e prevê que fique estável este ano. Até 2016, deve oscilar entre 14,4% e 14,6%. 


0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo