CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

30.5.12


Por Gustavo Maia (@GustavoMaia1)

O endomarketing é uma abordagem que veio para desenvolver melhor a ideia do Marketing Corporativo, onde se acredita que a lealdade dos funcionários é a lealdade dos clientes. Quem já cursou alguma cadeira de marketing escutou constantemente que devemos ter como objetivo a fidelização dos clientes. E acho que poucos diálogos são tão recorrentes dentro desta cadeira quanto este, porém, infelizmente, não ouvimos tanto falar em fidelizar os funcionários. Mas, acredite, o funcionário é sua maior vitrine para expor o valor de sua empresa ao mundo.

Como em toda nova linha de pesquisa, seu foco de estudo vem sendo as grandes empresas, porém o endomarketing é perfeitamente aplicável a uma empresa pequena, principalmente por conta da comunicação facilitada nestas empresas, além da maior harmonia entre os colaboradores e o ruído quase nulo na comunicação.

As pequenas empresas podem motivar seus funcionários a se expressarem com mais facilidade e a ajudarem a criar um valor único para a organização. Elas permitem que o funcionário realmente se sinta parte da empresa, e quando isto acontece você possui todo um cenário favorável para o marketing interno funcionar.

Porém, melhorar o nível de comprometimento, de educação e as relações entre funcionários e clientes não é fácil, apesar de ser mais simples nas pequenas empresas. Elas devem ter em mente que o exemplo vem de cima, o gerente deve transmitir a todos os funcionários o espírito que ele procura, sendo seu comportamento um referencial para os funcionários.


Tendo este compromisso, é importante agora conhecer seus funcionários. Para isso, crie questionários e tente descobrir, entre outras coisas:

-Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio na visão dos funcionários;

-O que eles acreditam ser o maior entrave para que dêem o seu melhor;

-O que eles gostariam de fazer na empresa que é diferente de sua função atual.

Também é importante para a empresa levar esta pesquisa aos seus principais clientes e fornecedores.

Com estas informações em mãos, o próximo passo é traçar os objetivos reais e desenvolver um roteiro para que se possa conquistar estes objetivos com metas reais, sempre se lembrando de fazer ajustes das metas durante o processo.

Agora é importante reconhecer os méritos dos funcionários, não apenas quando alcançam um objetivo geral, mas também em pequenas ações. E por fim, buscar um treinamento constante dos funcionários, afinal não adianta nada encontrar um diamante bruto e não querer lapidá-lo. Prepare os seus colaboradores.

E por fim, trabalhar a transparência de sua empresa junto com seus funcionários e a comunicação interna. Sendo válida a utilização desde boletins mensais mostrando resultados das equipes e a melhora da lucratividade da empresa como também o trabalho de melhorar a marca da empresa com seus funcionários com brindes que fortalecem sua marca, por exemplo.

Após implementar o endomarketing com sucesso, toda mudança e processo de melhoria serão mais fáceis de implementar em sua empresa, porque você possuirá funcionários fidelizados e comprometidos com sua empresa.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo