CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

26.3.12


No Brasil, há mais otimismo em relação a um mundo mais pacífico, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência

Fonte: Ibope

Apesar de todos sonharem com um mundo mais pacífico, a população mundial se divide quanto ao futuro: cerca de um terço acredita que 2012 será um pouco pior do que 2011, com mais atos de terrorismo e guerras, outro terço visualiza que o ano de 2012 será semelhante a 2011 e os demais esperam um ano mais pacífico. É o que mostra pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) em 59 países, com 53.433 entrevistados. De acordo com o estudo, 32% das pessoas acreditam que o mundo será mais violento, para 31% será igual e para 27% haverá mais tranquilidade.

No Brasil, onde o IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas, há mais otimismo, pois 44% acreditam que este ano será mais pacífico. Para 19%, tudo continuará igual e para 31% haverá mais guerras e atos de terrorismo. Esse é o nível mais alto da série história do país, igualando 1994, quando a esperança em um ano mais pacífico também foi de 44%. Naquela época, 28% acreditavam em um ano mais violento e 21% não tinham a expectativa de mudança.

Em 30 anos, é possível verificar que a proporção de otimismo em relação a um mundo mais pacífico quase dobrou no país, já que em 1980 apenas 24% acreditavam que o ano seguinte seria mais pacífico. Outros 55% esperavam um ano mais violento e 15% achavam que a situação permaneceria a mesma.

Globalmente, as regiões mais pessimistas quanto aos atos de violência são o oeste da Europa, o mundo árabe e o norte da Ásia, onde 36% da população acredita que 2012 será mais violento do que o ano anterior. Já os países africanos são os que mais esperam um ano mais pacífico, com um índice de 67%.
Entre as 59 nações pesquisadas, a Nigéria é a que apresenta a população mais crente em um ano mais pacífico (81%). Já a Áustria é o país que espera um ano mais violento, com 55% acreditando em aumento de atos de violência.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo