CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

31.3.12


O escândalo que envolve o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) atinge em cheio o Democratas, que enfrentará um duro teste nas eleições municipais deste ano. Na avaliação de cientistas políticos ouvidos pelo GLOBO, o DEM não está morto mas terá que provar sua força para sobrevivência no cenário político.

Adriana Mendes e Flávia Perry, O Globo

Uma coisa é dada como certa, o DEM está “numa saia justa”. A celeridade na definição do destino de Demóstenes é apontada como fundamental para que a legenda não se desfaleça.

Para o cientista político David Fleischer (UnB), a atual crise do DEM é muito pior que a perda de parlamentares para o PSD porque mancha a imagem do partido. O Democratas foi o partido que mais perdeu parlamentares para o PSD, criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

- Agora, estão tentando convencer Demóstenes a se desligar. Mas o campeão da ética escorregou na sarjeta. O Demóstenes, nem para vereador acho que daria mais. O problema maior é que ele era tido um dos senadores mais contundentes em relação ao moralismo. Ele criticava todos malfeitos, era tido como reserva moral do Senado, isso não se sustenta mais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda deverá decidir antes das eleições de outubro sobre a divisão do fundo partidário e do tempo eleitoral gratuito. Dependendo do resultado, o DEM pode perder dinheiro e tempo de TV, o que seria crucial para a disputa eleitoral.

As eleições municipais serão o grande teste para o DEM. Ainda na avaliação do professor Fleischer, legenda não está morta e tem força em alguns estados. Mas ele ressalta que haverá no conjunto o reflexo da perda de parlamentares para o PSD e o forte efeito da crise do caso Demóstenes.

- Vão usar isso na campanha municipal. O DEM está de saia justa - avalia 


0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo