CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

16.3.12


Uma em cada quatro mulheres brasileiras sofre algum tipo de agressão durante o parto, em hospitais públicos ou privados. A partir desse dado alarmante, revelado por um estudo da Fundação Perseu Abramo, as pesquisadoras Ana Carolina Franzon, Lígia Moreira Sena e Fernanda Andrade Café elaboraram o Teste de Violência Obstétrica.

Fonte: Rede Brasil Atual

O teste é difundido desde o último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, por mais de 60 blogs. A meta das pesquisadoras é alcançar nesta quinta (15) 1.500 preenchimentos.

No questionário, xingamentos e humilhações durante o parto são relatadas por mulheres. De acordo com a bióloga Lígia Moreira Sena, muitas delas já foram desrespeitadas por desconhecer seus direitos.

Em reportagem da Rádio Brasil Atual, Lígia oferece uma série de orientações para que a gestante busque as melhores formas de atendimento e exija respeito e amparo no momento que deve ser marcado pela felicidade, e não pelo trauma de um atendimento desumano.



0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo