CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

17.1.12


Medida será ato de reparação a filha de desaparecidos

O GLOBO, MONTEVIDÉU - O Estado uruguaio assumirá a responsabilidade pelas violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura militar (1973-1985) como um ato de reparação a Macarena Gelman, filha de desaparecidos.

Segundo o chanceler Luis Almagro, trata-se de "um ato simbólico de reparação às vítimas". Os detalhes do evento ainda serão definidos, mas a cerimônia deve acontecer em 21 de março no Palácio Legislativo, com a presença do presidente do Uruguai, José Mujica.

O chanceler sustentou que os detalhes serão discutidos com Gelman no decorrer da semana e definidos posteriormente pelo Conselho de Ministros. Almagro disse que também está prevista uma indenização de cerca de US$ 500 mil fixada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Na sentença, emitida em 24 de março de 2011, o organismo também pediu que o Estado uruguaio remova os obstáculos que impedem a investigação e julgamento do caso Gelman, o que levou o Congresso a aprovar em outubro uma lei que torna imprescritíveis os crimes de lesa-Humanidade.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo