CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

25.1.12


Cineastas brasileiros têm até o dia 20 de março para inscrever  filmes de longa e curta duração, documentários e  filmes de animação no 15º Festival Internacional de Cinema de Xangai (Siff, do inglês Shanghai International Film Festival), que será realizado na cidade chinesa entre 16 e 24 de junho. O Siff é considerado um dos dez maiores festivais de cinema do mundo.

Agência Brasil

As cópias das produções em DVD devem ser enviadas para a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (Ccib), que representa o festival no Brasil, com legenda em inglês, acompanhadas de fotos do filme e do diretor, material promocional e sinopse também em inglês, além do formulário eletrônico que deverá ser preenchido na página do festival (www.siff.com)

A diretora executiva e fundadora da Ccib, Uta Schwietzer, acredita que o evento abrirá novas oportunidades para o cinema brasileiro, não só na Ásia, mas em outros  continentes. “Com o crescimento e o estreitamento da relação cultural entre o Brasil e a China, acho que essa é uma ótima oportunidade para que as produções brasileiras tenham projeção maior na Ásia. A China  tem muito interesse em conhecer mais sobre o Brasil, e acho importante eles conhecerem também  o lado cultural. Essa oportunidade, por meio do cinema, é extremamente importante”, disse Uta.


Desde a primeira edição do Siff, em 1993, a Câmara vem fomentando a participação do Brasil. No ano passado, cerca de 30 filmes brasileiros foram divulgados durante o evento. A expectativa é que o número de filmes nacionais que participarão da edição 2012 do Siff será ainda maior. “A gente ficou surpresa porque no fim de dezembro e início deste mês, muitos cineastas entraram em contato conosco, quando antes só começavam a fazê-lo depois do carnaval, para participar. A demanda começou mais cedo. Esse é um bom sinal”.

A Ccib está tentando também levar para o festival filmes da América Latina e dos países do Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul). No início, o festival era realizado a cada dois anos, passando depois a ser anual.
A diretora da Ccib destacou a importância da participação de cineastas brasileiros no festival visando à realização de trabalhos em parceria com a China. Até agora, é conhecido apenas um filme sino-brasileiro - Destino, da atriz e produtora Lucélia Santos. “A China está bastante aberta a isso”. Para viabilizar, entretanto, as parcerias, Uta admitiu que  o tema tem de ser comum aos dois países.

Ela ressaltou ainda que a participação brasileira não se limita ao cinema, mas se estende também às produções destinadas à televisão.  “As produções para a televisão têm toda a oportunidade de serem mostradas no Shanghai TV Festival (STVF), que ocorre na mesma época. Isso abre uma oportunidade muito grande para os produtores brasileiros que queiram  exibir seus trabalhos lá”.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo