CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

25.12.11


CIDADE DO VATICANO (AP) - Ao celebrar a Missa do Galo na noite deste Natal, o papa Bento XVI lamentou a crescente comercialização e exortou os fiéis a olharem para além do "superficial e das luzes piscando" para que possam descobrir o verdadeiro significado desta data.

O pontífice celebrou a missa na Basílica de São Pedro lotada e em sua mensagem, Bento XVI lamentou que o Natal tenha se tonado uma celebração cada vez mais comercializada, o que obscurece a mensagem do nascimento de Cristo.

- Nós rezamos ao Senhor para nos ajudar através de seus olhos brilhantes para encontrar a criança por trás deles no estábulo em Belém, e para descobrir a verdadeira alegria e a verdadeira luz - disse o Papa.

O rito começou com um momento de preparação, em silêncio e recolhimento, seguido das calendas, antigo texto que anuncia o nascimento de Cristo, que foi cantado ao princípio da missa, em latim, por um cantor da Capela Sistina.

Junto ao altar maior, da Confissão, foi colocado um Menino Jesus e uma estátua de Nossa Senhora de Montserrat, que foi dada pelo ex-presidente João Goulart a Paulo VI quando foi escolhido papa, em 1963.

Neste domingo, o Papa Bento XVI vai fazer seu tradicional discurso "Urbi et Orbi", que em latim significa "para a cidade e o mundo" na varanda central da Basílac de São Pedro.
Quase sempre, o Papa dedica esta mensagem para lembrar das dificuldades e das guerras que assolam o mundo. A saudação deverá ser lida em 25 línguas.

Na próxima semana, o Papa presidirá a Missa do Ano Novo e no dia seguinte, a Missa do Ano Novo.

No dia 6 de janeiro, Bento XVI vai celebrar a Missa da Epifania, a ser seguida pelo batismo de crianças dois dias mais tarde, como é tradicional na Capela Sistina, no Vaticano.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo