CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

21.12.11

Por GustavoMaia*

Em vez de pensar em valor agregado, podemos pensar em conhecimento agregado. O conhecimento é o efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, tanto o conhecimento quanto a informação consiste em declarações verdadeiras, mas o conhecimento se difere por ter um propósito ou uma utilidade e isso é aplicado nas nossas vidas profissionais.

Conhecimento é tudo o que você assimila no exercício do trabalho e tudo o que aprende com as leituras que faz toda vez que arranja um tempinho. São quaisquer dados e informações relevantes que consiga acumular. Você pode encontrar conhecimento em quase todos os lugares, através de observação, da experiência e da troca de ideia com pessoas relevantes nas mais diversas áreas. A experiência pode ser definida como conhecimento avançado sobre determinado assunto e o meio mais fácil e eficaz de adquirir conhecimento, que um dia se tornará numa experiência sem sombra de dúvida são os livros.

Uma pessoa falando sobre um programa esportivo, programa humorístico ou uma novela talvez consiga atrair uma breve audiência no cafezinho, seja do trabalho ou num cafezinho refinado. Mas alguém que fala às pessoas sobre tema relevante, que consiga ajudá-las a ligar essas ideias às suas carreiras e que as incentiva a comprar o livro para melhorar seu desempenho no trabalho é genuinamente valioso. É a mesma diferença em saber se o Barcelona foi campeão do Mundo no domingo e que nova ideia gerencial pode impulsionar sua carreira.

É por isso que você adiciona saber e transmite conhecimento. Não é a mesma coisa que dizer como se perde peso ou dar uma dica de exercício físico. Você está passando a uma pessoa um conhecimento que pode ter um grande impacto na carreira dela. E isso faz com que você se sobressaia na multidão e as pessoas o procurem.

Quando falei que o cardápio de hoje era conhecimento é considerando a imensa quantidade de conhecimento disponível no cardápio, qual é a sua escolha? Artigos de revistas são pratos leves, os lanches entre as refeições. Não tem necessariamente a intenção de passar um pensamento acabado, mas podem conter o cerne de uma ideia e algumas boas recomendações de livros para se ler. A mídia jornalística equivale aos doces e sorvetes, agradáveis de comer, mas não podem ser à base da alimentação. Lembre-se: com as notícias, você fica sabendo; com os livros, você conhece. Ficar sabendo é uma medida perecível. Conhecer é uma medida de ontem, de hoje e de amanhã. Ficar sabendo é finito e conhecimento é infinito.

Os livros que são referidos não são qualquer um, mas aqueles feitos para serem estudados, que trazem uma contribuição para a sua carreira e vida. Não é pra ler um livro apenas pra dizer que leu, tem que ler de um modo que quanto acabar as páginas esteja cheias de anotações e possa usá-las pelo tempo que precisar. Os livros podem ser relacionados à Ceia de Natal, especial. A única diferença é que os livros devem ser consumidos mais de uma vez por ano.
Gostaria de desejar um Feliz Natal aos leitores do Calangotango e agradecer a oportunidade de compartilhar algumas ideias com todos vocês, o combustível são vocês que me desafia a ser melhor a cada semana e superar as expectativas.

*Gustavo Maia - 25 anos, natalense, Contador, MBA em Gestão de Pessoas, cursando MBA Gestão de Negócios, Consultor em Franchising. Escreve às quartas-feiras.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo