CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

26.12.11


“COISAS DA VIDA” – Por Leide Franco* (@LeideFranco)

Acabou rápido, os dias foram morrendo cansados pelo peso da pressa da vida moderna desse tempo nosso. Dias de luta, dias que sobrevivemos dentro dessa selva de homens, concreto e incertezas. Faltaram dias. De repente Janeiro, inverno, dezembro, verão.

A última semana do ano é feita de dias de contabilidade. Somas, subtrações, divisões. No fim não passa de uma grande matemática básica da vida, uma regra de três: início, meio e fim. É momento de provar pelos nove fora. O resultado do balanço geral é negativo ou positivo. Os números são sempre reais.

Até aí tudo bem, com essas continhas básicas, ficamos sabendo o que ganhamos e o que perdemos como passar dos dias. Agora, conta difícil de fazer é com o que sentimos, o lado abstrato de toda a força. Vejamos: os sentimentos, por exemplo, não são fáceis de medir, pois qual é o tamanho real do amor, da desilusão, da amizade, da tristeza? Dor e prazer se medem? São equivalentes? Eu poderia ter sido mais alegre? Poderia ter evitado os choros? O que faltou, o que sobrou? Não é fácil contar!

Quantos de vocês estão se perguntando isso?
Parece mesmo que o mundo não é feito de respostas, é feito de dúvidas e perguntas.

Essa coisa de esperar chegar o fim do ano para fazer as contas, às vezes me soa estranho. Por que só estou contando agora? Você nunca notou o quanto é questionável perceber que o calendário marca uma divisão em nossas vidas? Fomos ruins, portanto em 2012 seremos melhores. Fomos tristes em 2011, então nesse ano novo seremos felizes. É preciso terminar um ano e começar outro para isso ou aquilo acabar, começar ou acontecer?


“Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser [melhor] ou diferente.”

(Trecho de “Cortar o Tempo”. Autor desconhecido, dizem que é de Drummond, deveria ser, mas não é!)

Precisamos mesmo esperar doze meses até que estejamos prontos para começar e renovar as esperanças? Eu já tive ano novo no meio do ano. É sério, caro leitor! Certo ano começou pra mim em meados de um ano desses rasgados lentamente do calendário e de repente acabou no ano seguinte, longe de janeiro. Então que medida de tempo é essa? O ano também sempre é novo para mim no dia do meu aniversário. É outro número, outra vontade de que vai ser melhor ou diferente.

Às vezes precisamos no encher de fé e esperança desligadas de um recomeço. Isso precisa ser diário, caso contrário sucumbimos. Não é preciso esperar o ano seguinte para começar a dieta, para começar a estudar, para ser feliz. Felicidade é prática diária, acredite! Não serão novos algarismos no calendário novo que vão fazer a sua vida mudar. Mudança também é diária. Há várias formas de ser feliz, mas a mais fácil é aquela que encontramos nas pequenas coisas desse mundo, aquela coisa de grão em grão...

Não tenho receita para o ano novo. Não podemos nos alienar acreditando que as pessoas serão mais justas, menos arrogantes, menos egoístas. Muitas das boas intenções estão arquivadas em algumas gavetas, e de repente elas são retiradas empoeiradas de lá e repensada pela ação do espírito natalino e pela passagem de mais um ano. Quantos de nós vamos por em prática?


Desejo, não só porque é ano novo, que sua esperança, assim como a minha, seja renovada a cada amanhecer. Que minha fé nas pessoas, assim como a sua, não fique enrugada com as experiências e as desilusões da vida.

Aconselho: Cuide da sua saúde como se fosse o bem mais precioso que você tem. Respeite o sentimento dos outros, como se fosse o seu, essa é uma das representações mais nobres da bondade para com o outro. Faça uma caridade sem precisar ser Natal, Dia das Crianças ou coisa afim. Muita gente precisa de atenção e generosidade nossas todos os dias.

E por fim... Que no ano novo sua vida seja renovada, não porque é um novo ano, mas porque é mais uma oportunidade de realizar os seus planos, sonhos e desejos, coisas que só depende de uma única pessoa: VOCÊ.

Feliz recomeço ou continuação!

*Leide Franco - Comunicadora com pretensões literárias; 
Um pouco de filosofia e reflexões cotidianas; 
Um muito de MPB
E quase nada do que ainda quero ser. 
Escreve às segundas-feiras.

1 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo