CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

28.11.11

"Coisas da Vida" - Por Leide Franco* (@LeideFranco)

Tendo em vista a análise dos poderes animais, o homem é o único, como em tantas outras atribuições, que consegue mentir e sustentar tal mentira por algum tempo.
Por quê?
Porque ninguém consegue mentir se não usar alguma expressão verbal, ou seja, a mentira tem que sair da boca, embora se estenda aos olhos quase sempre. Por isso é imprescindível desconfiar daqueles que não conseguem dar respostas diretas e falar olhando nos olhos do outro. Os olhos são portas de entrada e saída de muitos sentimentos. Acredite!

Há mentiras e mentiras. Alguns mentem/omitem para fazer o outro feliz, para não magoar ou pra amenizar alguma situação ou simplesmente para tirar vantagem em cima do outro, pensando ser esperto. É a construção de uma imagem solúvel, que em pouco tempo se autodestrói. É impossível sustentar uma máscara que representa aquilo que você não é. Uma hora ou outra ela vai ser arrancada ou sem querer você vai deixá-la cair e ficar de cara suja no chão. É sério!

É provado que todas as formas de mentira são mentiras e faz do mentiroso um indivíduo em constante evolução na arte de enganar, capaz de chegar a um estágio no qual ninguém consegue mais duvidar se é mentira ou verdade o que ele diz, apenas acredita ou finge que acredita. Até ele mesmo passa acreditar em suas próprias mentiras.

Há alguns tipos de mentira, como a patológica (é doença e precisa ser tratada por um psiquiatra); a fisiológica é aquela que a gente fala para se mostrar uma pessoa legal, por exemplos: desejar “bom dia” quando você só está querendo ser educado e na verdade mesmo pouco está se importando se o outro vai ter ou não um bom dia; tecer elogios ao outro apenas como uma forma de interação social, como dizer: “você parece mais jovem hoje”, quando na verdade a pessoa está enrugada, passou a noite inteira insone, com olheiras enormes. Esse tipo de mentira é bom, mas não faz bem. A pessoa pode estar doente e falar a verdade seria uma forma de ajudá-la. Agora, a mentira pior de todas é aquela que vem do instinto, é coisa de índole, falta de caráter e só.

"O que faz mal não é a mentira que passa pela mente, mas a que nela mergulha e se firma." (Francis Bacon)

Mentir não é uma tarefa fácil, até ser descoberto de calças curtas, o mentiroso terá que “rebolar” para manter constante a tal mentira, inventando estórias, se redobrando para não esquecer as que já disse – isso é extremamente importante para um bom mentiroso e poucos conseguem fazer, por isso dizem que a danada tem pernas curtas. É verdade!

Importante: desconfie daquele que pede desculpa por coisa que aparentemente ele não fez. Em todo lugar que há fumaça, há fogo, ou tem alguém perdido ou em apuros pedindo socorro. Desconfie também do politicamente e moralmente certinho, que critica alguém por algo de ruim que ele faz/fez, tipo: o(a) conhecido(a) que trai o(a) parceiro(a), o(a) colega que se aproxima do outro apenas pelo que pode ganhar em troca, só pelo benefício, pelo status na sociedade... Desconfie bem! No fundo é pura inveja, na verdade ele queria ser o mesmo e fazer a mesma coisa. Pode crer!

Toda mentira leva um pouco do caráter da pessoa, é inevitável. Mentir pode ser imperdoável, dependendo do grau da inverdade. É como se fosse arrancado de você a sua pele, revelando uma superfície suja, irreconhecível. O mentiroso sabe que jamais será o mesmo depois de ser desmascarado. Ou ele cai na real, ou vai encontrar novas fórmulas pra desenvolver sua magnífica arte de fingir, de demonstrar o que ele não é e o que ele não tem, o que nunca vai ser e o que nunca vai ter.

* Leided Franco
Comunicadora com pretensões literárias; 
Um pouco de filosofia e reflexões cotidianas; 
Um muito de MPB
E quase nada do que ainda quero ser. 
Escreve todas as segundas-feiras.

1 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo