CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

14.11.11

Esportes - Fórmula 1 por Adriano Gomes*

A Formula 1 está chegando ao fim de mais uma temporada. Tivemos ontem em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos/EAU, a realização da 18ª corrida do calendário no belíssimo circuito da Marina de Yas, um Oásis digno de história de contos de Fadas.
A Formula 1 chegou a Abu Dhabi com o Campeonato 2011 já definido com o bicampeonato do alemão Sebastian Vettel. Resta portanto ao circo a definição do vice-campeão do ano, disputa travada entre os pilotos Jenson Button, Fernando Alonso e Mark Webber.
A grande motivação do fim de semana ficou com a possibilidade da possibilidade do alemão bicampeão igualar nos treinos o recorde do número de pole positions em uma só temporada, até então em poder do inglês Nigel Mansell. Sebastian Vettel  fez mais uma vez a pole position para a corrida, igualando-se ao piloto britânico, com possibilidade de superá-lo na última corrida do ano que será o GP do Brasil F1 a se realizar no dia 27 de novembro próximo.
 Com a pole position de nº 29 marcada ontem em Abu Dhabi, o jovem piloto alemão da Red Bull iguala-se ao lendário piloto argentino Juan Manuel Fangio, primeiro pentacampeão mundial de Formula 1 que também  registrou 29 poles em toda sua carreira.
A corrida acabou ganhando um componente interessante com a quebra e abandono de Sebastian Vettel logo na 1ª volta, o que fez que a disputa ficasse mais equilibrada entre os pilotos que disputam a condição de Vice-Campeão.
Lewis Hamilton, que largara em 2º, após um período sem vitórias, tomou a ponta seguido por Fernando Alonso, Jenson Button e Mark Webber, numa disputa forte e equilibrada, seguindo nessa ordem de colocações até a volta final.
Para os brasileiros a corrida não foi das melhores, mostrando a fragilidade da nossa condição de formadores de grandes pilotos. Vimos um Felipe Massa atrapalhado, cometendo seguidos erros após completar 3 anos sem vitória na Formula 1. Apesar disso, Felipe Massa ganhou voto de confiança da Ferrari que renovou seu contrato até o fim da temporada 2012, dando-lhe uma última chance para mostrar o seu talento.  
Bruno Senna continua não confirmando o talento que se presumia ter, fazendo corridas muito discretas e sem nenhum brilho no pelotão intermediário, mostrando que a semelhança com o seu tio, o mitológico tricampeão Ayrton Senna não vai além do aspecto físico, o que faz com que o nome de Bruno já conste no grupo dos pilotos a serem descartados no fim da presente temporada. O destaque entre os brasileiros acabou sendo Rubens Barrichello, largando em último (24º), conseguiu concluir em 12º numa performance elogiável.
Enfim, a Formula 1 vem encerrar a temporada 2011 no Brasil com muita festa, mas nós brasileiros não temos nada a comemorar.

*Adriano Gomes da Costa - Bel. em Direito, Consultor Imobiliário e Amante dos Esportes

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo