CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

26.10.11


O tráfico de drogas teria lavado cerca de 1,6 trilhão de dólares, ou seja, 2,7% do PIB mundial em 2009, mas apenas uma parte ínfima desse montante astronômico foi apreendida, segundo um relatório publicado nesta terça-feira pela ONU, através do United Nations Office on Drugs (ONUDC).
Fonte: AFP
A cifra corresponde a mais de 2%, podendo chegar a 5% do PIB mundial, estabelecido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para estimar a amplidão da lavagem de dinheiro, precisa o escritório da ONU.
No entanto, "menos de 1% disso foi apreendido ou congelado", segundo o documento "Estimativa dos fluxos financeiros ilícitos resultantes do tráfico de drogas e de outros crimes multinacionais organizados", do ONUDC.
"O acompanhamento dos fluxos gerados pelo tráfico de drogas e o crime organizado e a análise da maneira pela qual foram lavados através dos sistemas financeiros mundiais, são tarefas difíceis," admitiu, no entanto, Youry Fedotov, diretor da ONUDC durante a Conferência internacional da ONU sobre corrupção, realizada atualmente em Marrakesh.
"O investimento do 'dinheiro sujo' pode fraudar a economia e entravar as aplicações no crescimento econômico", afirmou.
Dentro do montante, os lucros do crime organizado apenas com atividades como tráfico de drogas, pirataria, ou tráfico de seres humanos, além do contrabando de pequenas armas - se elevam a 1,5% do PIB mundial, com 70% do total tendo sido provavelmente lavados através do sistema financeiro, segundo o relatório.
"O comércio ilícito de drogas - que representa a metade dos lucros da criminalidade transnacional organizada e um quinto de todos os suas receitas - é o setor mais rentável", segundo o estudo.
Este concedeu uma "atenção particular ao mercado da cocaína, provavelmente a droga mais lucrativa para o crime entre fronteiras".
Assim, "o lucro bruto dos traficantes, advindos do comércio da cocaína nos Estados Unidos, se elevavam a cerca de 84 bilhões de dólares em 2009", segundo o estudo.
Enquanto os produtores andinos de coca "ganharam cerca de um bilhão de dólares, a grande quantidade de lucros gerados pela cocaína foi registrada na América du Norte (35 bilhões de dólares) seguida pela Europa Ocidental e Central (26 bilhões de dólares).
Cerca de dois terços desse total podem ter sido lavados em 2009, diz o relatório, destacando que "uma vez o dinheiro ilegal é introduzido no mercado mundial e financeiro, torna-se mais e mais difícil rastrear suas origens".
"O desafio da ONUDC é trabalhar (...) com os Estados membros e contribuir para reforçar a capacidade de acompanhar e prevenir a lavagem de dinheiro, destacando a primazia do direito e impedindo que esses recursos sejam a origem de outros sofrimentos", concluiu Fedotov.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo