CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

29.10.11


Praias são os destinos preferidos Beleza é o que atrai os turistas brasileiros.
Fonte: Ibope
Pesquisa do IBOPE Inteligência e da Revista Viagem e Turismo mostra quem é o viajante brasileiro e revela que a beleza é o mais importante no momento de escolher para onde viajar, seja no Brasil ou no exterior, superando atributos como hospitalidade, infraestrutura e segurança.

Os destinos preferidos de 35% dos entrevistados são as praias. Grandes cidades e capitais são a segunda opção, apontadas por 30% dos viajantes, seguidos por resorts, destinos de inverno (ambos com 9%) e cruzeiros (5%). 

Segundo o estudo, nos últimos cinco anos, 94% dos turistas brasileiros utilizaram companhias aéreas, 82% hospedaram-se em redes de hotéis, 73% compraram pacotes turísticos, 57% alugaram automóveis e 45% viajaram com companhias de ônibus.  Nas classes C, D e E, a utilização da maioria desses serviços é proporcionalmente menor, mas significativa, já que 74% voaram e 53% se hospedaram em hotéis de rede.

Para planejar a viagem, os meios mais comuns para buscar informações são as revistas de viagem, de acordo com 36% dos entrevistados. A internet também tem grande espaço, já que 34% recorrem a sites e blogs para pesquisar destinos. As operadoras de viagens são a terceira opção, com 13% das menções.

Na hora de escolher o hotel, o fator decisivo para 35% é a localização, seguido da qualidade dos quartos (21%) e do preço (19%). O que chama a atenção é que a preocupação com o meio ambiente foi apontada por 4% dos entrevistados como um fator de decisão, à frente da gastronomia, citada por 2%. Quando a escolha é por hotel de redes, o que mais pesa é o preço (41%) e a qualidade dos quartos (23%).

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º de junho e 20 de julho de 2011, com 10.380 entrevistas válidas (1ª e 2ª fases), em 17 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo