CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

23.10.11


A igualdade de gênero não é apenas uma questão de direitos humanos, é também uma saída para a crise alimentar que atinge milhões de pessoas. É o que indica a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no informe “O estado mundial da agricultura e alimentação 2010-2011”, divulgado no último dia 18.
Fonte: La Vanguardia*
No documento, a FAO alerta a alarmante situação da fome por causa do aumento constante da população mundial e do forte aumento dos preços. “Um em cada sete habitantes da terra vai para a cama a noite com fome, a maioria crianças e mulheres”.
Mas, essa situação poderia ser mitigada se a discriminação de gênero no campo terminasse. “Se as mulheres tivessem o mesmo acesso aos recursos produtivos que os homens, poderiam incrementar o rendimento de suas explorações agrícolas em 20 ou 30%. Dessa maneira, a produção agrícola total dos países em desenvolvimento poderia aumentar até 4%.
Não se deve esquecer que as mulheres representam 43% da força de trabalho agrícola nos países em desenvolvimento (até 50% na Ásia oriental e África subsaariana). O problema, indica o informe, é que as mulheres têm menos acesso aos recursos produtivos: gerem plantações menores, criam menos gados, têm uma maior carga de trabalho global (incluindo a grande quantidade de atividades de baixa produtividade, como recolher lã), utilizam menos crédito e outros serviços financeiros e têm menor disposição para comprar insumos, tais como fertilizantes, sementes melhoradas e equipamentos mecânicos.
Para a presidente da seção Mulheres da ONU, Michelle Bachelet, "se o mundo quer aceitar o desafio" de erradicar a fome deve investir nas mulheres. A ex presidente do Chile lembrou que "as mulheres são a arma secreta da luta contra a fome" porque "elas dão prioridades às crianças e proporcionam o alimento para a família".
*Tradução: Vanessa Silva

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo