CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

22.10.11


Nesta terça (24), o seminário “Comunicação Digital, Conteúdos e Direitos do Autor” reunirá em Brasília parlamentares, autores, provedores de internet e especialistas em direito autoral para discutir a relação entre a democratização do acesso à informação e a remuneração dos produtores de conteúdo nas diversas áreas do conhecimento e das artes no país. A cantora Fernanda Abreu será painelista e a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) está à frente da organização do evento.
Portal Vermelho
Em recente aparição na mídia, a cantora Fernanda Abreu manifestou seu desejo de que o Rio de Janeiro seja "pioneiro na criação de uma legislação que contemple a disseminação da cultura, inclusive com discussão de direito autoral, leis trabalhistas e profissionalização dos músicos”.
Em vez de ficar só nas palavras como tantos que reclamam de braços cruzados, Fernanda está engajada na luta pela legislação de conteúdos e direitos autorais na internet, por isso será uma das painelistas do seminário “Comunicação Digital, Conteúdos e Direitos do Autor”, que acontece em Brasília na próxima terça (25).
O seminário é uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura no Congresso Nacional, em parceria com a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados e o apoio da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
Coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) defende a revisão da Lei de Direitos Autorais, aprovada há mais de 13 anos pelo Congresso Nacional. “O mundo vem atravessando uma revolução tecnológica no campo da comunicação. Isso vem proporcionando a democratização do acesso da sociedade às obras, mas também ignorado a remuneração dos autores. Precisamos buscar esse equilíbrio à luz da legislação internacional e da realidade brasileira”, ressalta.
O seminário reunirá representantes de quatro segmentos: autores, governo, especialistas na área e provedores de internet. Os grandes temas em debate serão a dinâmica e a velocidade do consumo dos produtos culturais na rede e a necessidade de legalizar a maior parte dos downloads praticados na internet. Os palestrantes devem tratar, sobretudo, da propriedade intelectual da produção de conteúdo – musical, cinematográfico, audiovisual, literário, científico, acadêmico, tecnológico e de outras linguagens culturais que circulam na internet – e que não se encontra devidamente protegida pela legislação vigente.
O professor Allan Rocha de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lembra que nos anos 1990 a indústria cultural optou por aumentar a proteção às obras na tentativa de evitar a pirataria. Isso, na avaliação do especialista, enfraqueceu os direitos autorais. Ele alerta para a necessidade de uma nova estratégia para eliminar distorções e injustiças. “O primeiro passo é distinguir o que é ilícito ou não. Feito isso, precisamos estabelecer uma remuneração para os autores das obras digitais disponibilizadas indiscriminadamente”, destaca.
O seminário será realizado no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, a partir das 9 horas.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até a próxima segunda (24) pelo e-mail cctci.decom@camara.gov.br No campo destinado ao assunto, digitar “Seminário de Conteúdos da Internet e Direitos do Autor” e no corpo da mensagem, informar nome completo, cidade, estado e área de atuação.
Mais informações: tel. 61-3215-5622 (Frente Parlamentar em Defesa da Cultura)

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo