CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

27.10.11


Um em cada dez brasileiros procura balconista de drogaria no momento da aquisição de remédios
Fonte: Ibope
Na hora de buscar informações sobre problemas de saúde, a maioria dos brasileiros procura um médico, mas muitos ainda buscam orientação informal. Pesquisa do IBOPE Inteligência sobre a informalidade na compra de medicamentos prescritos, encomendada pela Interfarma, mostra que apesar de 87% procurarem o médico ou posto de saúde/hospital quando sentem algum sintoma, outros 17% também consultam familiares e um em cada dez procura o balconista na farmácia.

As farmácias/drogarias são os locais onde 99% declararam já ter comprado medicamentos. Porém, 6% revelam que já compraram em camelôs ou barracas de rua, percentual que sobe para 18% na região Norte.

O estudo aponta que 18% já compraram remédio sem receita e quase um quinto já comprou medicamento tarjado sem ir ao médico. Dos que compraram sem receita, 72% informaram os sintomas ao atendente. 

No caso dos que compraram com receita, em 37% dos casos o farmacêutico recomendou espontaneamente medicamento diferente do prescrito.  Na maioria dos casos (90%), o atendente ofereceu um genérico e oito em cada dez  consumidores aceitaram a sugestão.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo