CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

24.9.11


* Artigo de Louise Marinho
Terminei. Eu nem acredito. E num sei nem dizer como estou, algo até meio surreal.
É, foi a minha primeira lavada de banheiro, em 21 aninhos. É, 21 anos, pra muitos isso é motivo de vergonha, pra outras, orgulho. Pra mim nem um, nem outro. Já a experiência adquirida traz orgulho, aquilo que veio na hora certa, quando tinha que ser (meio papo de toda primeira vez...). Pois, vou lhes contar. Acho merecido.
Numa tarde quente, voltando da rua, sem nada pra fazer (fora aquele trabalho gigante de Planejamento), movida pelo espírito coletivo e até certa empolgação, decidi lavar o lavabo de cima (assim como foi sorteado) guiada por uma amiga, (a única com certas experiências na casa), peguei todo o material necessário e subi. Na mala peguei umas luvas trazidas prontamente do Brasil, calcei uma meia podre (uma que caminhp em contato direto com o chão de Madri, na volta de uma boate no centro, até minha casa...), coloquei uma Bossa Nova pra tocar, o cabelo já estava preso, e claro, foto tirada. Comecei (sempre gritando por helps de Santa Bruna).
A princípio tranqüilo, claro, na medida do possível. Limpando manualmente com lencinhos o sanitário e a pia. Nojo sim, mas nada que uns gritinhos não exorcizassem. Pronto, agora deveria vir a parte mais simples. Aquela com um troço, que vou chamar de escovão, mas que nada tem a ver com um escovão, detergente e água. Joguei o detergente pelo banheiro, água (vão aprendendo..) e me pus a “escovar” o chão, lugar pequeno, rapidamente já estava ensaboado. “E agora Bruna?” “Ah só passar água pra sair.” Simples não?! A porcaria do escovão só ensaboava mais o banheiro, e a água do balde com mais espuma ficava, e eu escovando, enxaguando, ensaboando, (claro, em meio a muitos gritos e respingos) e lembrando de Renata, a faxineira, Lúcia, Iraci, empregadas e toda e qualquer outra servente que já conheci, vi, ou imaginei. Porra, aquela merda não saia. E não havia Bossa que ajudasse, (ou conselho de mãe coruja, que me recomendou nas horas difíceis lembrar que estaria fazendo tais serviços em “Madri”, hora, podia ser em Paris, Londres, no Palácio Real, a dor nas costas seria a mesma) E haja trocar água do balde, e limpar os “tentáculos do escovão”, e só espumas na minha frente. Cansei. Desci, me vi na cozinha prestes a chorar, é, chorar! Quando me veio uma luz, vou tentar tirar com um pano, certo não temos pano de chão, mas temos aqueles lencinhos azuis, ótimo. E voltei a tentar, e mais espuma, eu já estava de joelhos no chão escorregadio, meias podres ensopadas. Lembrei do tapete cor de rosa que usamos desde a chegada e a pouco fora trocado. Peguei ele, molhei (pouco) e ainda ajoelhada, passei-o no chão, e foi assim que pouco a pouco fui conseguindo desensaboar aquele chão, que agora já é tão íntimo meu.
Trabalho terminado, luvas estendidas, mãos lavadas e devidamente hidratadas, ponho-me aqui a compartilhar com vocês essa experiência, que pra os leitores pode ter parecido boba, ou sem graça, mas que pra mim foi única. E todos aqueles clichÊs que se diz por aí, aquilo de valorizar o trabalho do outro, (algo que você só vai saber, realmente, fazendo), tirar proveito de toda e qualquer situação, descer ou subir a níveis ‘inimagináveis’ e blá blá blá.
Maas, quantas vezes mais terei que fazer isso até Janeiro? Bruuuna?? A resposta é: toda semana. Vale, espero que eu não tenha que voltar a falar sobre o assunto, já que treinamento leva a perfeição
Hasta La vista, babies.
*Louise Marinho, 21 anos, de Natal, estudante, está na Espanha para cursar um semestre do curso de Publicidade e Propaganda. Foi chamada pra falar um pouco das suas impressões e vivências madrilenas por aqui, no Calangotango. Mas avisa que “na Comunicação Social sou apenas uma estudante, aspirante a redatora”.
Quanto as suas outras qualificações, habilidades e virtudes, querendo saber, procurem no louisemarinho@hotmail.com
Bem, divirtam-se com a Louise aqui no Calangotango.
Ela estará por aqui duas vezes por mês.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo