CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

24.4.11


Entrevista 10 x 140
Perfil de Daniel Dantas - Jornalista formado pela UFRN, mestre e doutorando em Estudos da Linguagem pela UFRN, coordena, no RN, o Movimento de Blogueiros Progressistas.
P- Como nasceu o Movimento de Blogueiros Progreessistas?
Daniel Dantas – Nasceu entre o fim de 2009 e maio de 2010 a partir do desejo de reunir um movimento em favor da democratização da comunicação na blogosfera
P- O que é um blogueiro progressista?
Daniel Dantas - É auto-declaratório, mas nosso movimento defende diversos princípios expostos em cartas como a aprovada em nosso encontro estadual.
P- Qual sua opinião sobre o jornalismo praticado no RN nos grandes veículos de comunicação?
Daniel Dantas – Nosso jornalismo reproduz o que acontece em nível nacional e até global, com a diferença que somos ainda mais provincianos e venais.
P- Como você analisa essa disseminação numerosa de Blogs no RN?
Daniel Dantas – Blogs empoderam vozes alternativas que não seriam ouvidas sem sua emergência,importante para mover uma opinião pública melhor informada.
P- O que você destacaria de mais importante para a sociedade nas novas mídias sociais?
Daniel Dantas - A cultura do digital,na qual engantinhamos,modifica várias formas sociais, desde obtenção de informação, militância até as interações.
P- Qual o papel das novas mídias sociais em relação aos governos?
Daniel Dantas – As novas mídias podem ser ferramentas fundamentais para o controle social dos governos, denunciando, contribuindo para políticas públicas.
P- Qual a tese de doutorado que você está desenvolvendo na UFRN?
Daniel Dantas – Pesquiso como o discurso argumentativo nos blogs contribui para a discussão de temas, usando o exemplo do Blog Fatos e Dados da Petrobras.
P- Há imparcialidade no trato das informações seja nos grandes veículos de comunicação ou nos Blogs?
Daniel Dantas – Todo enunciado é valorado, ideológico, já dizia Bakhtin. Não existe imparcialidade no discurso, que sempre é defesa de um ponto de vista.
P- O que é o Twitter para você?
Daniel Dantas – O twitter é informação, relacionamento, militância, mobilização e até trabalho para mim, sem contar com o prazer do debate político e social.
P- Quando não está estudando ou trabalhando o que você mais gosta de fazer?
Daniel Dantas - Ficar com minha filha Alice e com minha esposa Kênia. Dormir com a bebê entre nós não tem preço.
*Se você quer conhecer um pouco mais o Daniel Dantas converse com ele no Twitter @danieldantas79

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo