CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

10.4.11


A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará segunda-feira, 11 de abril, a palestra ‘China 1950/2020 – De País pobre a maior economia mundial’, ministrado pelo Geógrafo Vladimir Milton Pomar, que há oito anos analisa continuamente o comércio e as relações internacionais mantidas pelo País.

Em parceria com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o evento que acontece a partir das 19h, no Auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Campus Central da UFRN, objetiva reunir toda a comunidade acadêmica para analisar e discutir questões que tratam da China como País que foi da miséria à potência, e que mesmo com as contradições existentes alcançou o desenvolvimento econômico e social. 

Com a maior população do mundo, a China é um dos países que mais cresce no contexto econômico, industrial e financeiro, conseguindo tirar 800 milhões de pessoas da linha de pobreza.
Parceria da UFRN
Desde novembro de 2010, a UFRN firmou com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão, com a presença do embaixador da China, uma parceria que permite aos alunos e professores das duas entidades o intercâmbio de culturas e conhecimentos científicos.
Quem é Vladimir Milton Pomar
Profissional de marketing, geógrafo, 52 anos. Atua no Brasil e na China, em atração de investimentos, comércio exterior e relações institucionais, com empresas, entidades empresariais e governos. Passou mais de dois anos na China, desde a primeira viagem, em 1997, tendo visitado nesse período mais de 40 grandes cidades, de 25 províncias, regiões autônomas e municipalidades. Residiu em Beijing em 2007.

Nesse período, ministrou mais de 60 palestras sobre a China em entidades empresariais e governos em 21 estados; dirigiu a comercialização das edições 2004 e 2006 da Expobrasilchina, realizadas no Centro Internacional de Negócios da China (CIEC), em Beijing, em 2004 e 2006; realizou roadshow piloto na região Nordeste da China, em 2006; e reuniões precursoras e seminários da APEX sobre o Brasil em 2008, em várias províncias chinesas.

Edita a revista em chinês “Negócios com o Brasil”, do Icooi – Instituto de Cooperação Internacional (www.icooi.org), desde 2008. Colunista da seção “Conexão Ásia”, da revista de negócios Amanhã, de Porto Alegre, a partir de 2007. Editou a revista “Negócios com a China”, do Icooi. Também escreve a respeito da China em outras publicações especializadas.

Assessor sobre China do Pólo de Excelência do Leite de Minas Gerais, da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), em 2009/2010, tendo preparado e acompanhado a primeira comitiva do Pólo à China em 2010, e preparado à segunda, ao Sul da China, prevista para ocorrer em maio de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo