CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

19.3.11


Governo detectou níveis de radiação acima do limite de segurança em leite e espinafre em Fukushima
O Estado de São Paulo
O governo japonês confirmou neste sábado níveis de radiação acima do normal em espinafre e leite produzidos em fazendas próximas ao complexo nuclear de Fukushima,  atingido pelo tsunami do último dia 11.  O Ministério de Ciência do Japão também identificou vestígios de uma substância radioativa incomum foram detectados na água da torneira em Tóquio e em outras cinco cidades próximas. Contudo, as quantidades são muito pequenas para representarem uma ameaça à saúde humana.
A comida analisada vem de fazendos a cerca de 100 quilômetros da usina nuclear, o que sugere uma área de contaminação expandida. Enquanto os níveis de radiação excederam os limites permitidos pelo governo, o secretário do cabinete do governo, Yukio Edano, insistiu que os produtos "não oferecem risco à saúde imediato".
Bombeiros também bombearam toneladas de água diretamente do oceano para uma das principais áreas atingidas na usina nuclera de Dai-ichi, em Fukushima: a piscina de resfriamento de combustível nuclear usado da unidade 3 da usina. O combustível nuclear correm o risco de queimar e espalhar o material radioativo para o ambiente.
A primeira notícia sobre comida contaminada na crise do Japão é mais um problema para as graves consequências do desastre que se seguiu ao terremoto de magnitude 9,0 em 11 de março. O terremoto provocou um tsunami que devastou a costa nordeste do Japão, matando mais de 7,2 mil pessoas e afetando os sistemas de resfriamento da usina nuclear, e um vazamento de radiação.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo