CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

17.2.11



Pesquisa mostra que nós sentimos as palavras que digitamos no celular.

Lucas Hackradt – Revista Época Blogs/Vida útil

Tente no seu celular: digite os números 2534742. Como você se sente? Um pesquisador de psicologia alemão descobriu que pessoas, inconscientemente, associam as letras relativas aos números que estão digitando com palavras. Segundo o estudo de Sascha Topolinski, publicada no Psychological Science, “quando as pessoas agem, efeitos associados a essas ações são ativados mentalmente, mesmo que esses efeitos não sejam aparentes”.
O sistema de associação entre números e letras em teclados já existe e é utilizado em alguns países nos próprios telefones – nos Estados Unidos, por exemplo, são comuns números como “555-love”, que na verdade é o número “555-5683”. O que a pesquisa de Topolinski mostra é que mesmo sem pensar em escrever a palavra “love”, um americano sente esse sentimento ao apertar os números 5683.
A dica é: se você for um advogado, tente conseguir o nº de telefone 23864236
Desenvolvido na Universidade de Würzburg pelo cientista e seus alunos, o experimento consistiu, segundo informações da Science Daily, de uma lista de palavras em alemão que pudessem ser digitadas em um teclado de celular sem que, para isso, se precisasse apertar o mesmo número duas vezes seguidas. As palavras foram então divididas em dois grupos: um com palavras positivas – como amor, felicidade, alegria – e o outro com negativas – como medo.
Aos voluntários que participaram, Topolinski dizia que se tratava de um experimento ergonométrico. Eles recebiam um celular com adesivos escondendo as letras e eram instruídos a digitar sequências como 54323 (“liebe”, amor em alemão) e 26478 (“angst“, medo). Em seguida, eles relatavam o que tinham sentido ao digitar os números.
A descoberta foi inusitada: quem digitava as sequências de números que poderiam formar uma palavra boa dizia experimentar aquele sentimento, ou algo parecido – mesmo que eles não se lembrassem que letras estavam associadas a que números ou precisassem apertar a mesma tecla várias vezes para chegar à letra correta, como acontece quando se escreve um sms. O mesmo acontecia para o grupo de palavras negativas.
Topolinski foi além e, no artigo da Psychological Science, afirma que, em sua terceira experimentação, chegou à conclusão de que as pessoas preferem números telefônicos de empresas cuja combinação numérica possa formar uma palavra que tenha a ver com o trabalho – por exemplo, 2482, “água”, no número de uma empresa de saneamento ou de tratamento de água.
As descobertas do psicólogo têm relação com a área do estudo das linguagens corporais, segundo a Science Daily. “Os participantes sempre mexeram seus dedos. Eles simplesmente digitavam números nos celulares. Eu poderia induzi-los a qualquer significado para quando digitassem as combinações para ‘amor’ ou ‘medo’”, relatou Topolinski no artigo.
E aí? Quer tentar também? Experimente digitar no seu celular as combinações 2534742*, 8432*, 87478392*, 724926* ou 6346*. Como você se sente? Depois, confira abaixo que palavras formam cada uma delas.
LH

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo