CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

18.2.11


Entrevista 10 x 140
Perfil de Soraia Vidal – Mossoró/RN, morou em São Paulo e Santos, profª/pesquisadora da UFRN, faz planejamento urbano e regional, fez pesquisas em Brasília e Canadá.
P- Você nasceu em Mossoró e depois foi morar em Alexandria/RN e Natal. Como foi esse período?
Soraia Vidal – Proteção familiar, mudanças e muitas descobertas: entre o sertão e o mar há mais diferenças, além daquelas que as paisagens nos apresentam.
P- Depois você foi estudar em São Paulo e morou também em Santos/SP. Fale desse período.
Soraia Vidal – Estudo, trabalho, diversão e escolhas. Estava descobrindo que ser livre é poder escolher e assumir as responsabilidades das escolhas feitas.
P- Hoje você é professora e pesquisadora da UFRN. O que você leciona e o que pesquisa?
Soraia Vidal – Leciono várias disciplinas da área de Políticas Públicas, na graduação e pós-graduação. Com as pesquisas tentamos “desvendar” as metrópoles.
P- Que pesquisas você fez em Brasília e no Canadá?
Soraia Vidal – Brasília: pesquisei projetos econômicos e sociais. Toronto: estudei a inserção do imigrante brasileiro, objetivo da minha tese de doutorado.
P- Fale um pouco sobre o que é Planejamento Urbano e Regional.
Soraia Vidal – Pode auxiliar na compreensão das cidades e formações territoriais, em contexto de reorganização contemporânea, e melhorar a vida de pessoas.
P- No Rio Grande do Norte os governos estadual e municipais trabalham com Planejamento Urbano e Regional?
Soraia Vidal - Difícil responder. As políticas públicas nem sempre são explicitadas. Os governos parecem mais ocupados em fortalecer suas bases eleitorais.
P- Que projetos sociais você já elaborou?
Soraia Vidal – Em São Paulo, fiz projetos de urbanização de favelas com melhorias físicas e ações sociais integradas – educacionais, ambientais, culturais.
P- A UFRN garante bom suporte para professores como você realizarem pesquisas?
Soraia Vidal – Sim. A UFRN vive um ótimo momento de expansão. Há aumento nas cotas das bolsas de pesquisa, apoio estrutural, suporte material e orientação.
P- O que é o Twitter para você?
Soraia Vidal – Informação, opinião, diálogo. É o espaço público acessível em contraposição aos muros, material e imaterial, característicos do nosso tempo.
P- Quando não está trabalhando o que você mais gosta de fazer?
Soraia Vidal – Ficar quieta. Pensar. Ouvir música, ouvir amigos, nadar, ir à praia, ler, cozinhar, customizar roupas e acessórios e até faxinar (limpa a mente).
*Se você quer conhecer um pouco mais a Soraia Vidal converse com ela no Twitter @SoraiaVidal

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo