CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

15.2.11


REUTERS - Estado de São Paulo
Um tribunal especial da Síria sentenciou na segunda-feira uma blogueira adolescente a cinco anos de prisão pelo crime de revelar informações a um país estrangeiro, segundo ativistas de direitos humanos.
Tal al-Molouhi, aluna do ensino médio, tem 19 anos e está presa desde 2009. Os EUA já fizeram apelos pela liberdade da moça, mas a rígida pena imposta a ela sinaliza que o governo sírio está intensificando a repressão depois das revoltas populares na Tunísia e no Egito.
Molouhi havia publicado no seu blog artigos em que dizia ansiar por um papel no futuro da Síria, governada há 50 anos pelo partido Baath. Ela também pediu ao presidente dos EUA, Barack Obama, que desse mais apoio à causa palestina.
A mãe de Molouhi, que a viu apenas duas vezes desde a prisão, escreveu no ano passado uma carta ao presidente síria, Bashar al Assad, implorando pela libertação da filha, e dizendo que ela se metia em política sem entender do assunto.
A prisão da menina causou uma tempestade na blogosfera árabe, e vários comentaristas criticaram o que disseram ser uma repressão indiscriminada na Síria.
(Reportagem de Khaled Yacoub Oweis)

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo