CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

23.2.11


Sob impacto dos preços de educação e transporte, IPCA-15 deste mês ficou em 0,97%, mantendo a trajetória de alta que em janeiro apontou 0,76%
Alexandre Rodrigues - O Estado de S.Paulo
A prévia da inflação de fevereiro medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) atingiu 0,97%, mantendo trajetória de alta em relação a janeiro, quando ficou em 0,76%. Sob o impacto do aumento das mensalidades escolares, o dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ontem é o maior da série histórica para este mês desde 2003. No entanto, houve desaceleração no setor de alimentos.
O resultado do IPCA-15 teve forte componente característico da época do ano, representado pela alta nos grupos educação (5,88%) e transporte (1,04%). O efeito é comum em fevereiro, mas a variação dos preços dos serviços educacionais ficou bem acima da média de 4,14% dos últimos quatro anos.
As mensalidades dos cursos de ensino formal subiram 6,41%, o item de maior contribuição individual ao índice: 0,31 ponto porcentual. "A combinação aumento de renda e custo de trocar um filho de escola faz com que as pessoas se disponham a pagar aumento de mensalidade acima da inflação oficial", diz a economista Maria Andréia Parente, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). Ela tem apontado a crescente pressão dos serviços sobre a inflação desde o início do ano. Cursos como o de idiomas subiram 8,22%.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo