CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

8.2.11


Agência Brasil
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) elevaram pela nona semana consecutiva a estimativa para a inflação oficial este ano. A projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 5,66%, contra os 5,64% previstos na semana passada.
Para 2012, no entanto, houve redução na estimativa de 4,70% para 4,61%. As expectativas dos analistas são organizadas em uma publicação semanal do BC, com projeções para os principais indicadores da economia.
Essas estimativas estão acima do centro da meta de inflação de 4,5% e dentro do limite superior de 6,5%. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e, para isso, a instituição usa como principal instrumento de controle da demanda de bens e serviços a taxa básica de juros, a Selic. A expectativa dos analistas para essa taxa ao final de 2011 segue em 12,50% ao ano. Atualmente, a taxa Selic está em 11,25% ao ano. Para o fim de 2012, a projeção permanece em 11% ao ano.
A pesquisa também traz projeções para os demais índices de inflação. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), neste ano, passou 4,96% para 5,43%. Em 2012, a expectativa para esse índice segue em 4,59%.
A estimativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) e para Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), neste ano, foi alterada de 5,96% para 6%. Para 2012, a projeção para o IGP-DI passou de 4,52% para 4,51% e para o IGP-M permanece em 4,5%.
A estimativa dos analistas para os preços administrados permanece em 4,40%, em 2011, e em 4,50%, no próximo ano. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo